Rio Iconha - Guapimirim (Abril/2010)

terça-feira, 1 de março de 2011

Maratonas do Passado

Na década de 80 as corridas de rua tomaram um grande impulso no Brasil e, em especial, aqui no Rio. Uma prova de rua de grande sucesso que tinha como percurso a zona sul do Rio de Janeiro, foi a série de Maratonas Atlântica Boavista (a partir de 1983 Maratona Bradesco/Jornal do Brasil). A largada e a chegada eram na praia do Leme, passando por Urca, Aterro do Flamengo, Lagoa (apenas nas duas primeiras edições), Copacabana, Ipanema e Leblon.
A corrida era realizada normalmente no início de julho, exceto em 82, quando foi realizada em agosto por conta da Copa do Mundo de Futebol.
Um colega (Santini) me enviou um link (http://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19920614&b_mode=2) que dá acesso a edições do Jornal do Brasil de várias épocas (descobri que é possível acessar outros jornais de vários países também). Com um pouco de pesquisa consegui encontrar matérias da época com fotos e a lista de resultados.
Na edição de 1982 foram cerca de 6.000 corredores, com destaque para o portugues Delfim Moreira (campeão da edição 82), Bill Rodgers (campeão da edição 81) e João da Mata, melhor corredor da época).

Eu participei de três edições (81, 82 e 83), porém encontrei os jornais referentes as edições 82 e 83, felizmente meus melhores resultados.
Resultados da edição 1982.
Na edição de 1983, participaram cerca de 7.000 corredores e o vencedor foi um australiano (reproduzo abaixo parte da capa do JB do dia seguinte ao da prova).

Na edição de 1983, mais experiente e com um volume maior de treinos, obtive meu melhor resultado. Uma frustação foi nunca ter conseguido baixar de 3:00, porém com o tipo e qualidade do treinamento que praticava na época me admiro de ter conseguido completar a prova. Com o pouco que conheço hoje, vejo que aventura foi participar dessa prova em condições tão precárias (tenis sem amortecimento, periodicidade e tipo de treinamentos, alimentação, falta de acompanhamento especializado, etc).
Resultados da edição 1983.

2 comentários:

  1. Excelente resultado Med...o post ficou show de bola
    Abraço,
    Thiago Melo

    ResponderExcluir
  2. eu também participei desta maratona em 83,onde fiz 2h47m44s.Meu nome é Ricardo Montenegro e tenho hoje 60 anos.Um abraço e parabéns matéria.

    ResponderExcluir